As pessoas procuram a acupuntura para aliviar o sofrimento de diversas doenças. Utilizando certos pontos de pressão no corpo, a acupuntura ajuda no tratamento da dor e em problemas de saúde. A dor de dente é um dos diversos problemas que podem ser tratados com esse método.

Para aqueles que buscam alívio temporário, a acupuntura pode ser uma opção real. “Entretanto, a acupuntura não vai curar ou ajudar no tratamento da cárie dentária ou abscesso, sendo importante descobrir e tratar a fonte desses problemas principais. Além disso, não existe um tempo total definido para o tratamento. Assim como todos os casos de acupuntura, o tempo do tratamento é baseado nas necessidades do paciente” enfatiza a ortodontista Carolina Brioschi.

A acupuntura é uma forma de medicina tradicional chinesa que enfatiza a ciência do uso de pequenas agulhas em diversos pontos de pressão pelo corpo para ajudar no alívio de dores e tratamento de doenças. A idéia por trás da medicina chinesa e da acupuntura é que o corpo é conectado através de diferentes pontos de pressão. “Aliviar a dor de dente depende da descoberta da fonte que causa essa dor, que pode ser as chamadas queimações estomacais, WIND-FIRE ou deficiência de yin do rim. Após descobrir a causa, diferentes pontos de pressão são trabalhados para aliviar a dor”, disse Brioschi.

Para uma dor de dente, um acupunturista insere agulhas em diversas áreas nos pés e nas mãos, dependendo da localização da dor. Em acupuntura, acredita-se que os pés e as mãos detêm a chave para o alívio de dores, então pontos e áreas comuns de acupuntura são a base da junta do dedo indicador, entre o segundo e terceiro osso do dedo do pé, e na palma da mão, entre o dedo médio e o anelar. “Ao focar nessas áreas, acredita-se alcançar um alívio temporário para a dor de dente” conta Carolina.

acupuntura-mao acupuntura-pe

Entre os efeitos da acupuntura podemos listar inúmeros, sendo os mais importantes para a Odontologia: Analgesia, efeito antinflamatório, relaxante muscular, calmante, antidepressivo leve, cicatrizante e estimulante das defesas do organismo com a ativação dos órgãos relacionados à imunidade (baço, medula óssea e nódulos linfáticos)”, conta a ortodontista.

Estudos confirmaram que a acupuntura faz o Sistema Nervoso Central liberar na corrente sanguínea opióides endógenos 700 vezes mais fortes que a morfina. Além disso, sua eficácia é comprovada no momento do procedimento e se estende até uma semana após as sessões.

Vale destacar que a acupuntura para tratamento dentário é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia desde 2008. Otimizando os atendimentos no consultório, e melhorando o preparo dos pacientes para grandes procedimentos, principalmente pré-operatórios, impulsionando o efeito da anestesia e em pacientes que sofrem de dores crônicas e origem nervosa e nas articulações temporomandibulares”, afirma Carolina.

Carolina
Implantodontista Carolina Brioschi

 

Colaborou com a matéria Marcella Antônio