O corre corre do dia a dia tem deixado as pessoas cada vez mais estressadas. Mas você sabia que isso pode afetar negativamente a atitude ou o organismo de uma pessoa e causar problemas na saúde bucal?

Quando o estresse ocorre, mais pessoas são afetadas por hábitos pouco saudáveis ou negativos que podem influenciar sua saúde bucal, tais como o uso do tabaco e ou álcool.

Um estudo publicado no Journal of Periodontology em 2007 mostrou que o estresse interfere na higiene bucal. 56% dos participantes do estudo afirmaram que o estresse havia afetado sua capacidade de escovar os dentes e usar fio dental. Além disso, o hormônio cortisol, que está presente no estresse, acumula-se em níveis crescentes e pode levar à doença periodontal.

Segundo o dentista Gerson Braga, o estresse pode afetar a saúde das pessoas, causando os seguintes problemas bucais:

– Surgimento de aftas – Aftas são pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactéria e deficiência do sistema imunológico.

Aftas
Surgimento de aftas

– Bruxismo – As pessoas sob estresse podem ter problemas que afetam a articulação mandibular, assim como o ranger e apertar os dentes durante o dia ou quando dormem.

bruxismo
Bruxismo

– Boca seca – O estresse pode afetar o nível de salivação. Certos medicamentos podem ter influência sobre o fluxo salivar.

boca seca
Boca Seca

– Gengivite – Vários estudos mostram que o estresse pode afetar a capacidade de a pessoa realizar uma boa higiene bucal.

gengivite