Os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, e você sabia que os pequenos também precisam de cuidados bucais? Isso mesmo! 

É claro que não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Segundo o dentista Gerson Braga é muito importante a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira. 

As cáries são causadas pela exposição frequente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior”, conta Braga.

O especialista explica anda que o ideal é nunca deixar a criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca.  Ao invés disso, na hora de dormir, dê uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo dentista.  “Após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos”, enfatiza Gerson.

Colaborou com a matéria a jornalista Marcella Antônio