Curtir os dias mais frios do inverno é uma delícia, mas alguns cuidados precisam ser tomados com a saúde da pele e dos cabelos. Neste período, as pessoas costumam tomar banhos mais quentes e a alta temperatura da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios.

Segundo a hair stylist do Studio Praia, Edilane Neves, com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar ressecado, quebradiço e com pontas duplas. “Como ocorre no verão, no inverno os cabelos precisam de uma atenção especial. Uma das principais dicas é usar e abusar da hidratação, pelo menos uma vez na semana, com cremes indicados pelo profissional e para o seu tipo de cabelo. Não adianta usar uma máscara poderosa para os cabelos cacheados em cabelos lisos, isso não resolve”, orienta.

Além disso, mesmo nos dias de temperaturas mais baixas, optar por uma água morna para lavar os cabelos no banho ajuda a evitar o ressecamento. “Sem dúvidas, a água muito quente é uma inimiga do cabelo no inverno. Esse calor desidrata os fios e provoca uma descamação do couro cabeludo que, às vezes, pode até ser confundida com caspa. Lave os fios com água morna e só use a água muito quente no último caso”, diz Edilane.

Veja mais dicas de como manter as madeixas lindas no inverno:
– Massageie o couro cabeludo: Sempre que for lavar os cabelos, faça uma massagem no couro cabeludo. Isso ajuda a ativar a oxigenação e a circulação e acelera o crescimento dos fios;

– Evite dormir com os cabelos molhados: Principalmente no inverno, evite dormir com os cabelos molhados. Além de ficar úmido, o cabelo fica fraco e quebradiço. Além disso, esse hábito pode provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo;

– Use o secador corretamente: Para não dormir com os cabelos molhados, o ideal é fazer o uso do secador. Mas isso também precisa de cuidado. Tente sempre usar uma temperatura mais amena, não muito quente, e aplique o protetor térmico antes de começar a secagem.

 

Colaborou com a matéria: Larissa Busato