Senior Couple In Bathroom Brushing Teeth

Quando se fala em saúde bucal, as chances para chegar à terceira idade com dentes saudáveis são grandes, se houver cuidados e tratamentos ao longo da vida. Segundo o dentista Gerson Braga, a prevenção é o primeiro passo para ter uma relação saudável com sua boca na terceira idade.

Os idosos, devem ainda fazer o autoexame mensalmente. “Nessa fase da vida, existe a possibilidade de surgirem lesões, decorrentes de próteses mal adaptadas ou de algum outro fator. Em frente ao espelho, em um local bem iluminado, procure por lesões na gengiva, bochechas, língua, assoalho e céu da boca. Quando diagnosticadas no começo, essas lesões podem ser tratadas sem grandes transtornos”, diz Gerson.

Quando os idosos já tiveram próteses fixas ou de implantes, o uso de escova interdental é recomendado para facilitar a higienização porque esse tipo de escova acessa lugares que uma escova comum não consegue, devido ao tamanho, curvatura e quantidade de cerdas.

Em caso de próteses totais, conhecidas como dentaduras, devem ser higienizadas após cada refeição. “A prótese deve ser segurada firmemente para evitar que caia e sofra uma fratura. O ideal é usar uma escova para prótese e um sabão neutro para remover resíduos de alimentos. Enxague abundantemente com água corrente”, dá a dica.

Outro ponto importante é limpar gengiva, língua e bochechas com uma escova de dente macia. E, o principal, ir regularmente ao dentista em qualquer fase da vida.